top of page

A música"Another Brick in the Wall" é uma crítica social atemporal.


HORA DA ANÁLISE:

Essa música do Pink Floyd é uma crítica social metafórica que retrata QUALQUER tipo de autoritarismo.

Se analisarmos no contexto político, teremos as seguintes metáforas implícitas no clipe:

Professor= governo

Escola= mundo

Criança= humanidade controlada

As destruições na escola= a mudança,o protesto pelos nossos direitos de viver uma vida sem controle e em paz

Another brick in the Wall (um outro tijolo no muro) música lançada em 1979 transmite ao público uma concepção transformadora do sistema educacional que, em sua ótica, ao invés de motivar as crianças em processo de formação, ele as oprime com suas exigências alienantes e anti-democráticas. Este modelo fascista negligencia os valores éticos e sua ideologia truculenta, seja de maneira torpe, com violência escancarada ou de maneira sutil, abrigada pela ação política institucional educacional. É a velha forma tradicional do poder: um, dois, três; vou ver! Não pensar, apenas cumprir as ordens! Nunca esquecer o adágio popular: manda quem pode, obedece aquele que for sábio! Um mecanismo castrador da identidade individual para quem entregamos nossas crianças para serem subjugadas e obrigadas a perderem seu próprio EU e passar a pensar e agir em consonância à sociedade idealizada e/ou representada pelo "professor" (ou ditador). Novamente reforçando, uma crítica social metafórica que retrata QUALQUER tipo de autoritarismo.

Afrase de efeito principal da canção é "Vocês são apenas mais um tijolo no muro!"Na música, hipoteticamente, o tijolo nos leva à sugestão de construção por ser uma realidade concreta, palpável e indelével. Cada professor, cada aluno, cada profissional que contribui para o processo educacional tem parte nesta imensa edificação. A idéia de conjunto não pode ser esquecida; pois há um material fundamental que nos mantém juntos e com pilares fortes – o Amor! Más, como identificar esta forma de amar? É sendo paciente, generoso, simétrico, transformador, tendo consideração um pelo outro, nunca ameaçar e respeitando toda forma de autoridade. Libâneo citando Herbart (1994, p.60) diz que, a finalidade da escola, acima de tudo, é fomentar no indivíduo a vontade de querer o bem, de se educar, saber gerir seus próprios passos rumo à assimilação de idéias novas que controlarão seus interesses pessoais, principalmente na fase criança onde está em processo de formação.

Todos os tijolos de qualquer edificação estão em contato uns com os outros. Todos necessitam uns dos outros - como nós precisamos uns dos outros. Quando nós começamos a brigar, a discutir, a esquecer os valores morais, a desrespeitar, a medir ou até retirar nosso amor uns dos outros, o que é que acontecerá? Surgirão pequenas rachaduras em pontos diferentes da estrutura, a parede começará a ceder, a perder estabilidade e, irremediavelmente, alguns tijolos começarão a cair e em pouco tempo toda a construção vem abaixo. Mas, por lado, se colocarmos uma argamassa forte e pura; a edificação pode resistir a qualquer grito de anarquia e/ou atitudes rebeldes.

Resista esse sistema que nos dá uma falsa liberdade de expressão enquanto a única liberdade que realmente temos são os nossos desejos de ir, vir, não ir, não vir, comprar... O resto é tudo indiretamente controlado por um mega sistema que nos parece oculto, mas na verdade é simples: Você age como uma ovelha do sistema, comprando, trabalhando e agindo da maneira que eles querem, achando que você possui um conhecimento, enquanto na verdade o único conhecimento que você possui é exatamente aquele que eles lá de cima da hierarquia desejam que você possua.

Leia livros, busque o conhecimento, e rebele-se contra o sistema de uma forma consciente e justa, para que haja um amanhã melhor...

A época da crítica era finalzinho dos anos 70. Mas porquê será que a mesma é TÃO ATUAL?...

PS: (PINK FLOYD É EXCEPCIONALMENTE BOM!!!)

Por Aléxia Melissa


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page